Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, avaliou que acredita que Lula e Trump podem ampliar diálogo

O vice-presidente eministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MIDC), Geraldo Alckmin, afirmou, nesta terça-feira (6/1), que torce para a recuperação da Venezuela e espera que o país possa crescer.
“Nós torcemos pela Venezuela, que ela possa se recuperar, que ela possa crescer. Todos torcem para que o país possa se recuperar”, declarou.
De acordo com ele, a tensão recente entre o país sul-americano e os Estados Unidos não deve interferir na relação que o Brasil tem com a Casa Branca.
Alckmin avaliou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente norte-americano, Donald Trump, tem um “bom relacionamento”.
“As conversas avançaram e acho que podemos ter um ganha-ganha, não só do ponto de vista tarifário, também do ponto de vista não tarifário”, disse durante uma entrevista coletiva para detalhar os dados da Balança Comercial de 2025.
De acordo com ele, a corrente de comércio entre os países, que representa a soma das importações e exportações, é equivalente a apenas US$ 1,2 bilhões.
Entenda a situação da Venezuela
No último sábado (3/1), os Estados Unidos entraram na Venezuela e capturaram o presidente Nicolás Maduro sob justificativa de que Maduro estava envolvido com o narcotráfico. O presidente foi levado a Nova York, nos EUA, para ser julgado.
Maduro estava no poder da Venezuela há mais de 13 anos e os EUA não reconheceram o resultado das últimas eleições no país, tendo em vista que Maduro nunca apresentou os comprovantes de votação.
A tensão entre Venezuela e Estados Unidos é marcada por uma disputa ideológica, mas, principalmente, comercial, tendo em vista que as maiores reservas de petróleo no mundo ficam na Venezuela.

