Para 2ª quinzena de dezembro, estão previstos 4.063 pousos e decolagens; foram incluídos 266 voos extras. Circulação de passageiros deve ser de 565 mil pessoas.
Por G1 DF
Em meio a pandemia do novo coronavírus, o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, prevê que até 31 de dezembro atinja 70% do movimento aéreo. De acordo com a Inframerica, que administra o terminal, para a 2ª quinzena do mês, estão previstos 4.063 voos.
Ainda segundo a concessionária, foram incluídos 266 voos extras na capital. A circulação de passageiros para o período deverá ser de 565 mil pessoas.
Conforme a Inframerica, os dias 22 e 23, anteriores à véspera de Natal e 29 e 30, que antecedem as comemorações de Ano Novo, devem ser os dias de maior fluxo de passageiros. A empresa estima que cerca de 34 mil usuários passem por dia pelo aeroporto.
A empresa afirma ainda que todas as medidas sanitárias para evitar a contaminação pela Covid-19 foram tomadas (saiba mais abaixo).
Horários com maior movimentação
De acordo com a administradora do terminal, os horários com maior movimentação são:
- Das 7h às 10h
- Das 18h às 21h
Por conta do movimento, a Inframerica orienta os passageiros para que cheguem com 2h de antecedência ao aeroporto. A concessionária também pede o uso correto da máscara de proteção e atenção ao distanciamento nas filas.
Medidas de proteção
Segundo a Inframerica, “diversas medidas sanitárias estão sendo tomadas, respeitando todas as orientações dos órgãos de saúde contra a disseminação do novo coronavírus”. A limpeza no terminal foi intensificada e os passageiros passam por medição de temperatura no embarque e no desembarque.
Por conta do aumento do fluxo, a concessionária distribuiu mais pontos de álcool gel pelo terminal. Além dos mais de 65 locais onde o produto já existia, foram instalados novos totens em todos os portões de embarque.
“Além disso, os bombeiros civis do terminal estão constantemente desinfetando os ônibus e auxiliando na aferição de temperatura de passageiros”, diz a concessionária.
A Inframerica instalou câmeras termográficas no embarque que medem a temperatura e verificam a utilização da máscara. Um bombeiro também acompanha todo o processo de entrada no terminal e orienta os passageiros.
Movimento na pandemia
Em abril, um mês após início da pandemia do novo coronavírus, o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, registrou o pior movimento de passageiros e aeronaves, em 25 anos, de acordo com a Inframerica.
A concessionária afirma que passaram pelo aeroporto de Brasília, em 2020, 45.577 usuários, enquanto que no mesmo período de 2019 – apesar do impacto da paralisação das operações da Avianca – circularam 1,3 milhão de passageiros.
Em novembro a Inframerica registrou o fluxo de 850.960 mil passageiros e 7.557 voos. Em número de usuários o aumento foi 6,7%, em relação a outubro, “isso representa um aumento continuo desde abril, quando a movimentação foi de 5% do estimado para o período”, diz a empresa.
A administradora afirma que com o crescimento, o terminal brasiliense recuperou 65% do tráfego. Atualmente, o aeroporto atende 45 municípios do Brasil e dois destinos no exterior, Lisboa e Panamá, operados pela TAP e pela Copa Airlines, respectivamente.