Seguranças de cemitério israelita em SP não permitiram a entrada de fãs e jornalistas. Medida pode ter sido adotada a pedido da família
Agnews
São Paulo — Funcionários e seguranças do Cemitério Israelita do Butantã, na zona oeste de São Paulo, onde o apresentador Silvio Santos foi enterrado na manhã deste domingo (18/8), proibiram a entrada de jornalistas, fãs e curiosos no local após o funeral.
A restrição não é usual, segundo integrantes da comunidade judaica ouvidos pelo Metrópoles, e pode ter sido adotada a pedido da família e por uma questão de segurança, para evitar tumultos no local uma vez que Silvio Santos era uma pessoa pública.
Os portões permaneceram abertos após o funeral do apresentador, com cinco a seis seguranças se revezando na portaria. Pedestres tiveram o acesso bloqueado, mas carros com famílias judaicas que estavam visitando túmulos de parentes puderam entrar. A informação é de que outro enterro aconteceu por volta de 12h.
Quem não era familiar ou não iria participar de alguma cerimônia era alertado pelos seguranças que a entrada não seria permitida. A informação é de que o acesso só poderia ser liberado com a autorização da família.
Pessoas da comunidade judaica disseram que, em geral, qualquer pessoa pode acessar os cemitérios israelitas, que são “públicos”. O pedido da família de Silvio Santos, que manifestou em vida o desejo de uma cerimônia discreta, e protocolos de segurança poderiam justificar a medida, segundo as pessoas ouvidas pelo Metrópoles.
Cerimônia fechada
Em cerimônia reservada a familiares e amigos próximos, o apresentador foi sepultado por volta de 9h. Do lado de fora, cerca de 100 fãs acompanhavam a entrada e saída de carros, registrando cada momento e aplaudindo familiares do apresentador.
Ao final do funeral, alguns familiares acenaram ou falaram rapidamente. Rebeca Abravanel, a quinta filha de Silvio Santos, abaixou o vidro do carro em que estava e chegou a aplaudir os fãs: “Muito obrigada”.
Silvio Santos morreu aos 93 anos, após 17 dias internado no Hospital Albert Einstein. Segundo boletim médico obtido pelo Metrópoles, a causa da morte do apresentador foi uma broncopneumonia após infecção por influenza.
Nas redes sociais, o SBT emitiu nota sobre a morte de seu fundador. “Hoje o céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos. Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros”, disse a emissora na rede X (antigo Twitter).
Com informações do Metrópoles