terça-feira, 23/12/25
HomeDistrito FederalAção de acolhimento atendeu 49 pessoas em situação de rua no DF...

Ação de acolhimento atendeu 49 pessoas em situação de rua no DF na última semana

As ações fazem parte de um esforço integrado do GDF para garantir acolhimento humanizado, acesso a serviços públicos e encaminhamentos adequados à população em situação de rua.

Reprodução

 

O Governo do Distrito Federal (GDF) atendeu, na última semana, 49 pessoas em situação de rua em diferentes regiões da capital. As ações fazem parte do Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua, coordenado pela Casa Civil do DF, e envolveram abordagens integradas com oferta de serviços nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Os trabalhos ocorreram entre terça-feira (16) e domingo (20), em 12 pontos distribuídos pelo Plano Piloto, Ceilândia e Lago Sul. Durante as abordagens, além do atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade, as equipes desconstituíram 14 estruturas precárias e removeram nove caminhões de entulho, encaminhados à Unidade de Recebimento de Entulho (URE).

Segundo o secretário da Casa Civil do Distrito Federal, Gustavo Rocha, 2024 marca um avanço significativo no fortalecimento das políticas públicas voltadas a essa população. “Estamos chegando ao fim de um ano em que a política pública para pessoas em situação de rua se fortaleceu ainda mais. Inauguramos o primeiro hotel social e estamos trabalhando para que outras unidades possam ser abertas, reforçando o trabalho de acolhimento que estamos desenvolvendo”, afirmou.

Ações por região

No Plano Piloto, as equipes atuaram em cinco pontos, entre eles o SHS Quadra 02, CLS 302 e 303, SCS, Buraco do Rato e 904 Sul. Nessas áreas, 26 pessoas foram atendidas, 12 estruturas foram desmontadas e dois caminhões de entulho retirados.

Em Ceilândia, a ação ocorreu em três pontos da Avenida Hélio Prates, entre a QNM 01/02 e a CNM 01/03, no centro da cidade. No local, três pessoas receberam atendimento, duas estruturas foram desfeitas e três caminhões de entulho removidos.

Já no Lago Sul, as abordagens aconteceram em dois pontos da QI 16, no sábado e no domingo. Ao todo, 20 pessoas foram encontradas e atendidas, com a retirada de quatro caminhões de entulho.

Acolhimento ampliado e política pública

As ações fazem parte de um esforço integrado do GDF para garantir acolhimento humanizado, acesso a serviços públicos e encaminhamentos adequados à população em situação de rua. O Distrito Federal foi a primeira unidade da Federação a apresentar um plano estruturado de política pública após a suspensão das abordagens pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Após uma fase de testes realizada em maio de 2024, quando cerca de 50 pessoas foram atendidas na Asa Sul e em Taguatinga, o plano foi oficializado em 27 de maio do mesmo ano. Desde então, as ações passaram a ocorrer semanalmente em diversas regiões administrativas, como Vila Planalto, Taguatinga Norte e Sul, Ceilândia, Águas Claras e Arniqueira.

Em julho, a vice-governadora Celina Leão, então no exercício do governo, assinou o decreto que instituiu o programa Acolhe DF, voltado à busca ativa e ao tratamento de pessoas em situação de rua com dependência química, incluindo álcool e tabaco. No mesmo mês, o GDF inaugurou o primeiro hotel social de Brasília, com capacidade para 200 vagas por noite e acolhimento de animais de estimação. Somente na primeira semana de funcionamento, o local registrou mais de mil acolhimentos.

Além disso, desde 2022, o governo mantém a Ação Contra o Frio, que oferece espaços públicos para pernoite durante períodos de baixas temperaturas. Em 2024, a unidade da Asa Sul já contabilizou 6,6 mil atendimentos, além da distribuição de casacos e cobertores arrecadados pela campanha Agasalho Solidário.

As iniciativas reforçam o compromisso do GDF em ampliar o cuidado e a proteção social às pessoas em situação de rua, buscando soluções de curto, médio e longo prazo para a superação da vulnerabilidade extrema no Distrito Federal.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VEJA TAMBÉM

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -

- Publicidade -spot_img

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Este campo é necessário

VEJA TAMBÉM