*Maria José Rocha Lima
Hoje, recebi do amigo Vital Didonet uma delicada cartinha, acompanhada de um calendário de mesa sobre o tema Cultura do Cuidado, com textos extraídos da Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial da Paz – A Cultura do Cuidado como Percurso para a Paz- e sobre Projeto Cuidado a Distância.
O Projeto Cuidado a Distância foi criado pelo Pontifício Instituto para as Missões no Exterior, há 50 anos, atendendo a milhares de crianças na índia, Bangladesh, na Guiné –Bissau, no México e no Brasil. Em setembro de 2018, foi lançado no Brasil pelo Padre Mateus, filho de Vital Didonet, que há dois anos e meio é missionário na Índia. Tenho de refletir que filho de peixe, peixinho é. Vital Didonet é um fundador de toda a Política pela Primeira Infância, no Brasil. Agora, ele cuida das crianças daqui, e o filho cuida das crianças daqui e das que habitam outras periferias do mundo.
Na carta, Vital fala do Projeto Cuidado a Distância para acolher crianças que vivem em situação de extrema pobreza, proporcionando-lhes cuidados de saúde, alimentação e educação da creche ao ensino fundamental e, em alguns casos, até o ensino médio. Isto tudo, baseado na constatação de que a educação é a forma mais vigorosa e segura de quebrar o círculo de pobreza que se repete de geração em geração. Ele ressalta o sentido maior: a satisfação de ver as crianças sendo bem cuidadas, tendo espaço e tempo para brincar, interagir e aprender. É uma forma de dar-lhes humanidade e nos tornarmos, também nós, mais humanos, conclui.
O jovem e inspirado Padre Mateus aborda o cuidado como algo que garante a própria existência do ser, o cuidado como inefável. Conta o Padre: “Aqui na índia, embora os cristãos sejam minoria, o Natal é uma festa muito conhecida por todos, e pessoas de diferentes religiões afluem à missa da meia- noite para escutar a história impressionante de um Deus que se fez menino, frágil, numa manjedoura. Muitas vezes na delicada beleza dos nossos presépios, esquecemos a radicalidade desta noite: a incerteza, a angústia, a condição de extrema pobreza, de ser migrante, desterrado, excluído. Contra todos esses riscos, o menino Deus confiava-se ao cuidado dos braços de Maria, dos passos firmes de José e da Providência, que lhes chegou na forma de dons trazidos de além-mar”.
Para que nós também tenhamos a oportunidade de participar dessa ação Cuidado a Distância, Vital Didonet e seu filho Padre Mateus nos disponibilizam os endereços
www.cuidadoadistancia.com.br
Instagram: @cuidadoadistancia
Facebook: /
projetocuidadoadistancia