As capitais avançam na aplicação da dose de reforço e na imunização de adolescentes com ou sem comorbidades
Hugo Barreto/Metrópoles
O mês de novembro inicia com a vacinação contra a Covid-19 a todo o vapor nas principais capitais do país. Mesmo na véspera do feriado de Finados, as cidades seguem com as campanhas de imunização em operação nesta segunda-feira (1º/11).
A cidade de São Paulo aplica a dose 1 e a dose 2 em todos os cidadãos que têm a partir de 12 anos de idade. A vacinação está disponível em todos os postos de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) ou Unidades Básicas de Saúde (UBS) destinadas à imunização contra a Covid, das 7h às 19h. Os endereços podem ser acessados na página da prefeitura.
Também serão aplicadas doses adicionais ou de reforço. Em São Paulo, profissionais da saúde com mais de 18 anos e idosos com mais de 60 anos que tenham tomado a segunda dose ou dose única há pelo menos seis meses recebem a vacina.
A medida também vale para trabalhadores da Guarda Civil Metropolitana, sepultadores do serviço funerário do município de São Paulo e agentes fiscalizadores das subprefeituras da cidade.
Pessoas com alto grau de imunossupressão também podem tomar a dose adicional. Neste caso, a vacina poderá ser tomada depois de 28 dias desde a aplicação da última dose do esquema vacinal.
Interessados em receber as doses adicionais devem levar documento de identificação, comprovante de vacinação físico ou digital e comprovante de endereço no município de São Paulo (quando as doses anteriores não foram recebidas na cidade).
Rio de Janeiro
Nesta segunda-feira, a cidade do Rio de Janeiro aplica a 1ª dose em todas as pessoas a partir dos 12 anos de idade. Os imunizantes serão aplicados em todas as unidades 24 horas da rede municipal de saúde: UPAs, hospitais, centros de emergência regional e centros de atenção psicossocial tipo III. Veja os endereços.
Os centros municipais de saúde, clínicas da família e centros de atenção psicossocial tipo II não funcionarão. Além disso, não serão aplicadas doses de reforço ou adicional nesta segunda.
Pessoas com segunda dose agendada para esta segunda-feira ou para a terça-feira (2/11) podem se vacinar a partir de quarta-feira (3/11).
Santa Catarina
Nesta segunda-feira, a cidade de Florianópolis aplica a vacina em pessoas de 18 anos ou mais que ainda não receberam a D1. Também serão aplicadas a segunda dose e a dose de reforço em trabalhadores da saúde, idosos e pessoas com imunossupressão.
A imunização corre das 9h às 17h, exclusivamente no ponto fixo do Floripa Shopping. Saiba mais.
Minas Gerais
Em Belo Horizonte, capital mineira, serão vacinadas todas as pessoas de 12 anos ou mais que ainda não tomaram a primeira dose.
O segundo reforço será aplicado em pessoas de 29 e 26 anos de idade. “Só poderão concluir o esquema vacinal as pessoas que tenham, no mínimo, oito semanas entre a aplicação da primeira e segunda dose. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade, CPF e comprovante de residência em Belo Horizonte”, informou a prefeitura.
Também serão aplicadas a dose de reforço em idosos, profissionais da saúde e pessoas com alto grau de imunossupressão. Veja os locais de vacinação.
Goiás
Em Goiânia, serão vacinados com primeira ou segunda dose todos os cidadãos a partir dos 12 anos de idade. Além disso, a cidade aplica a dose de reforço em trabalhadores da área da saúde e idosos a partir dos 60 anos de idade.
As vacinas serão aplicadas no Centro Municipal de Vacinação (CVM) e no Cais Campinas. Veja os endereços.