Data é comemorada na próxima quinta-feira (28). Segundo Executivo, cada setor da administração local vai decidir esquema de folga.
O governo do Distrito Federal transferiu o ponto facultativo do Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro, para o dia 1° de novembro. Na prática, a folga passa de quinta para segunda-feira. A medida foi publicada no Diário Oficial.
O decreto que estabelece a mudança não detalha quais setores da administração local terão direito ao descanso. Ao g1, o GDF disse que cabe a cada setor da administração local decidir se o ponto facultativo será adotado ou não.
Dia do Servidor Público
A história sobre como surgiu o Dia do Servidor Público começa com a criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 28 de outubro de 1936, durante o governo do presidente Getúlio Vargas .
No mesmo dia, três anos depois, Vargas lançou um decreto-lei, que estabelecia os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos. Em 1943, também em 28 de outubro, a data foi incluída no calendário oficial do país.
Outros feriados e pontos facultativos
Até o fim do ano, o morador do DF terá pelo menos oito datas comemorativas. Confira:
- 28 de outubro: Dia do Servidor Público (ponto facultativo)
- 2 de novembro: Finados (feriado nacional)
- 15 de novembro: Proclamação da República (feriado nacional)
- 20 de novembro: Dia da Consciência Negra (ponto facultativo)
- 30 de novembro: Dia do Evangélico (feriado local)
- 24 de dezembro: Véspera de Natal (ponto facultativo após às 14h)
- 25 de dezembro: Natal (feriado nacional)
- 31 de dezembro: Véspera de Ano Novo (ponto facultativo após às 14h)
(Por g1 DF)