Redução do intervalo começa nesta terça-feira (27) para quem atua na rede pública. Segundo Secretaria de Saúde, atendimento vai ocorrer ‘em qualquer ponto de vacinação’.
Os profissionais da educação pública no Distrito Federal começam a antecipar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 nesta terça-feira (27). De acordo com a Secretaria de Saúde (SES), serão atendidos aqueles que tomaram a primeira dose entre 21 de maio e 2 de junho (veja detalhes mais abaixo).
A pasta estima que a redução do intervalo na vacinação deve atingir seis mil trabalhadores, entre professores e colaboradores que atuam nas escolas. Eles serão atendidos em qualquer ponto de imunização que estiver aberto, basta comprovar a data de atendimento com o cartão de vacinação, além do vínculo com a Secretaria de Educação.
A medida visa proteger contra a variante delta, considerada mais transmissível, com base em estudos que indicam maior proteção com as duas doses. A priorização de professores na antecipação é por causa da volta às aulas presenciais, prevista para agosto. Quem tiver ao menos 60 dias desde a primeira etapa da imunização será contemplado, gradualmente.
Perguntas e respostas sobre a antecipação de doses
1) Quem deve antecipar as dose?
Inicialmente, a redução do intervalo está disponível exclusivamente para aqueles que tomaram o imunizante Oxford/AstraZeneca entre 21 de maio e 2 de junho.
2) Haverá lista de convocação?
Não. Segundo a Secretaria de Saúde, “basta comparecer aos pontos de vacinação”.
3) Onde será a vacinação?
Segundo o GDF, os professores podem se dirigir a qualquer unidade de imunização. Os endereços estão disponíveis no site da Secretaria de Saúde, neste link. Os postos para pedestres funcionam das 8h às 17h. Já o atendimento drive-thru ocorre das 9h às 17h.
4) O que levar para o atendimento?
- Cartão de Vacinação com registro da primeira dose Oxford/AstraZeneca aplicada entre 21 de maio e 2 de junho
- Crachá, contra-cheque ou documento que comprove vinculação com a instituição de ensino
- Documento pessoal com foto