Com baixa procura, doses remanescentes de vacinas contra Covid-19 serão usadas para reduzir faixa etária da imunização
As doses remanescentes das vacinas contra Covid-19 no Distrito Federal serão utilizadas para reduzir a faixa etária de imunização, hoje em 48 anos. Antes, a chamada “xepa” era aplicada em profissionais da segurança pública. A partir de agora, no entanto, o GDF adotará a idade como critério.
Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira (28/6), o secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, anunciou a mudança. “O GDF vai soltar uma nova circular orientando a destinação da vacina, em caso de sobra. Vai deixar de ser para segurança e será pelo critério de idade”, informou.
Para isso, a população deve procurar os postos de imunização no fim do dia. As equipes de Saúde vão verificar quais são os pacientes que têm idade maior, para que eles sejam priorizados. Atualmente, sobram doses da Coronavac e, eventualmente, do fármaco da Janssen.
O GDF alerta que não há necessidade de haver uma correria aos postos, uma vez que as sobras são reduzidas. No fim de semana, por exemplo, a xepa teve apenas seis doses – duas da Coronavac e quatro da Janssen.
Essa mudança pode reduzir a faixa etária de vacinação na capital. Hoje, a aplicação do imunizante contra a Covid-19 contempla pessoas a partir de 48 anos, que não têm comorbidade.
A ampliação para esse público foi possível após a chegada de 111.030 doses de vacinasna última semana. Grávidas e puérperas sem comorbidades também estão sendo imunizadas.
Professores e população de rua
O Governo do Distrito Federal (GDF) começou a vacinar, nesta segunda-feira (28/6), a população em situação de rua contra a Covid-19. Ao todo, 50 pessoas receberam a primeira dose do imunizante no Centro Pop, de Taguatinga. O local é especializado no atendimento a esse público-alvo.
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social recebeu 950 doses da Janssen, destinadas para pessoas em situação de rua, e 450 unidades para servidores do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
O fim de semana também foi marcado pela vacinação dos professores da rede pública de ensino do Distrito Federal. Nos dois dias de imunização exclusiva para este público-alvo, 8.071 docentes receberam a dose única do fármaco da Janssen.