Sistema que impede formação de chuvas na capital é característico do outono, diz Inmet. Nos 17 dias de maio, choveu apenas 16% do esperado para todo o mês; confira previsão do tempo.
Sem previsão de chuvas pelos próximos dias no Distrito Federal, a umidade relativa do ar pode chegar a 30% nesta segunda-feira (17). O baixo índice é característico do mês de maio e, segundo especialistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é causado por uma massa de ar seco que “começa a ganhar força” e marca o início do período de estiagem na capital.
O sistema, segundo o meteorologista Cléber Souza, é característico do outono e impede a formação de nuvens de chuva na região Centro-Oeste (confira previsão abaixo).
“Essa massa de ar cada vez mais vai secando a atmosfera e, por isso a umidade, vai caindo à tarde, até chegar no ‘estado de atenção’, quando o índice fica abaixo dos 30%”, explica Souza.
“Estamos entrando no período mais seco do ano. A massa de ar seco está começando a ganhar força, impedindo que sistemas que causam chuvas cheguem ao DF.”
Sem previsão de chuva
O Inmet também afirma que “não há previsão de chuva para os próximos cinco dias” na capital federal. Ainda sim, o índice de umidade pode chegar a 90% no início das manhãs. Nesta segunda-feira (17) a temperatura mínima foi de 10ºC e a máxima pode chegar aos 29ºC.
A última chuva registrada por estações meteorológicas no DF, em 2021, ocorreu no dia 9 de maio, no Plano Piloto. Até esta segunda (17), de acordo com o Inmet, choveu 4,8 milímetros no Distrito Federal, o que representa apenas 16% do esperado para todo o mês: 29,7 milímetros.