Segundo Gustavo Rocha, governo elabora estudo técnico para analisar quais setores serão reabertos. Atividades estão suspensas desde 28 de fevereiro.
O chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, disse, nesta segunda-feira (10), que o governador Ibaneis Rocha (MDB), “poderá, até sexta-feira, reabrir eventos”. Por causa da pandemia da Covid-19, atividades como congressos e seminários estão proibidas em Brasília desde 28 de fevereiro. Há exceções, apenas, para área cultural (veja regras abaixo).
Questionado sobre quais eventos serão retomados, o secretário afirmou que “há um estudo sento feito para isso”, sem dar maiores detalhes. “Até hoje, não temos o formato do que será feito. Só será possível após o governador analisar”, afirmou.
Ainda durante entrevista coletiva, Gustavo Rocha confirmou a previsão do governador de retomar aulas presenciais da rede pública “até agosto”.
Quais eventos podem funcionar?
Atualmente, está proibida a realização de “eventos presenciais, de qualquer natureza, que exijam licença do Poder Público, incluindo eventos corporativos como congressos, convenções, seminários, simpósios, feiras e palestras”. Há algumas exceções para atividades culturais.
Estão permitidos eventos como cinema, shows e espetáculos que ocorram em formato drive-in. Também estão liberadas atividades em museus e exposições de arte, com as seguintes regras:
- Organização das filas na entrada e na saída, de forma a respeitar o limite mínimo de distanciamento
- Garantir que, no local do evento, haja ampla divulgação, com informações claras, concisas e precisas sobre as medidas obrigatórias de proteção e os perigos inerentes do contágio pelo novo coronavírus
- Vendas de ingressos exclusivamente online
- Restrição do número de participantes, limitado a ocupação máxima de 50% da capacidade do loca;
- Distribuição, preferencialmente, de materiais digitais e, quando houver entregas individuais de kits promocionais (inclusive materiais gráficos) e brindes, estes devem estar devidamente embalados e higienizados
- Higienizar os móveis, equipamentos e objetos antes e após o evento
Aulas presenciais
O governador Ibaneis Rocha afirmou que a vacinação de professores contra a Covid-19 deve começar ainda em maio e previu a volta das aulas presenciais nas escolas públicas do Distrito Federal para agosto, após o recesso de julho. A rede pública funciona em sistema remoto desde o ano passado, em razão da pandemia.
Já o chefe da Casa Civil, quando questionado sobre o tema, não confirmou a data. “Temos que aguardar a sinalização do Ministério da Saúde”, disse.
Gustavo Rocha citou ainda que o Plano Nacional de Imunização (PNI) prevê o início da vacinação de professores em junho.