segunda-feira, 24/02/25
HomeMundoPfizer faz acordo para vacinar atletas da Olimpíada de Tóquio

Pfizer faz acordo para vacinar atletas da Olimpíada de Tóquio

Farmacêutica anunciou que as primeiras entregas começarão no fim de maio, para que as delegações recebam a segunda dose antes de desembarcar na capital japonesa.

Por G1

Foto de 12 de abril de 2021 mostra os anéis olímpicos flutuando nas águas de Tóquio — Foto: Eugene Hoshiko/AP
Foto de 12 de abril de 2021 mostra os anéis olímpicos flutuando nas águas de Tóquio — Foto: Eugene Hoshiko/AP

Os laboratórios Pfizer e BioNTech anunciaram nesta quinta-feira (6) que chegaram a um acordo com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para fornecer vacinas contra a Covid-19 aos atletas e membros das delegações dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

As empresas anunciaram que as primeiras entregas de vacinas começarão no fim de maio, para que as delegações recebam a segunda dose antes de desembarcar em Tóquio.

O COI não tornou a vacinação contra a Covid-19 obrigatória, mas a recomenda a todos os participantes.

Os Jogos Olímpicos estão previstos para ocorrer entre os dias 23 de julho e 8 de agosto deste ano e os Jogos Paralímpicos, entre 24 de agosto e 5 de setembro.

A vacina contra a Covid-19 desenvolvida e produzida pela Pfizer e pela BioNTech tem mais de 90% de eficácia e precisa ser armazenada a -70ºC.

O imunizante usa a tecnologia chamada de RNA mensageiro, diferente das tradicionais

Infográfico mostra como funcionam vacinas de RNA contra o coronavírus — Foto: Anderson Cattai/Arte G1
Infográfico mostra como funcionam vacinas de RNA contra o coronavírus — Foto: Anderson Cattai/Arte G1

Segurança dos Jogos

A Olimpíada foi adiada em um ano devido à pandemia e deve receber quase 11 mil atletas de todo o mundo.

O comunicação dos dois laboratórios também menciona “delegações”, o que sugere a inclusão de um grupo importante de pessoas além dos atletas, como técnicos, funcionários de logística e auxiliares.

O presidente do COI, Thomas Bach, afirma que a distribuição de vacinas é “outro instrumento na caixa de ferramentas de medidas que ajudarão a tornar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio-2020 um evento seguro para todos os participantes”.

Tanto o COI quanto o governo japonês têm sido criticados e pressionados a cancelarem a Olimpíada devido à pandemia, o que já foi descartado diversas vezes por ambas as partes.

O comitê garante que os Jogos de Tóquio serão um evento seguro, mesmo sem a vacinação, mas o acordo representa também uma resposta às críticas.

Covid-19 no Japão

A região de Tóquio e outros departamentos se encontram em estado de emergência diante do aumento no número de casos.

O Japão tem registrado uma média de 5 mil infectados por dia e 60 mortes por Covid-19. Desde o início da pandemia, foram 622 mil casos confirmados e 10,5 mil óbitos.

O país tem cerca de 126 milhões de habitantes e é o 11º mais populoso do mundo, atrás do México (128 milhões) e à frente da Etiópia (114 milhões).

VEJA TAMBÉM

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Este campo é necessário

VEJA TAMBÉM