Em um único flagrante, foram descobertas 11 toneladas de cocaína. O diretor-executivo da empresa que vendia os telefones para traficantes foi acusado de crime no Canadá.
A polícia da Bélgica fez apreensões de 28 toneladas de cocaína na cidade portuária da Antuérpia. Segundo um comunicado oficial desta terça-feira (6), para encontrar a droga, os investigadores conseguiram decifrar mensagens encriptadas que os traficantes usavam.
Foram cerca de 500 milhões de mensagens enviadas por aparelhos da empresa canadense Sky Global, disse a promotoria da Antuérpia.
As apreensões de cocaína começaram no dia 20 de fevereiro. No último sábado de madrugada, foram encontradas 11 toneladas de cocaína em um contêiner.
Em março, o diretor-executivo da Sky Global e um de seus sócios foram indiciados por auxiliar o tráfico de drogas.
Até agora, foram presas 48 pessoas na Bélgica. Além da droga, foram apreendidas armas, uniformes e 1,2 milhão de euros (cerca de R$ 8 milhões).
Há investigações sobre o mesmo caso em outros países, como a França, onde cinco pessoas foram indiciadas no fim de março por vender telefones com aplicativos para encriptar mensagens para traficantes de drogas.
Segundo o comunicado da polícia, a maioria das mensagens trata de tráfico internacional de drogas.
Por G1