O secretário de Educação do DF, Leandro Cruz, diz que a previsão é iniciar a imunização da educação pública e privada na próxima semana
O secretário de Educação, Leandro Cruz, confirmou à coluna Grande Angular que a vacinação dos profissionais da educação do Distrito Federal contra a Covid-19 está prevista para começar na sexta-feira da próxima semana, dia 9 de abril.
Em entrevista na noite desta quarta-feira (31/3), Leandro Cruz disse que serão imunizados professores e trabalhadores de outras categorias que atuam nas escolas públicas e privadas do DF. A vacinação ocorrerá de forma escalonada, a partir do recebimento de novas doses de imunizante. A informação foi adiantada em uma live realizada nas redes sociais.
“Neste momento de muita alegria por todos aqueles que serão vacinados, tenho um sentimento misto: em primeiro lugar, felicidade por todos aqueles profissionais de educação que acreditaram na gente, continuaram trabalhando, mantiveram as atividades em funcionamento, nos encorajaram e deram forças para seguir adiante neste momento mais complicado da história da educação do DF; e, em segundo, de tristeza pela ausência daqueles que não poderão vacinar porque, infelizmente, foram acometidos pela Covid-19, como os mais de 300 mil brasileiros vítimas dessa doença que assola o país”, afirmou Leandro Cruz à coluna.
Segundo o secretário de Educação, os professores serão convocados nominalmente. “Eles vão saber a hora e o local onde serão vacinados”, informou. O cronograma de imunização deve ser anunciado nos próximos dias.
“A educação espera com ansiedade a vacina, com a certeza da sua missão de enfrentar, um por um, os danos causados por esse período de distanciamento social dos estudantes. Nós vamos recuperar todo o conteúdo e continuar entregando ao Distrito Federal uma educação pública, gratuita e de excelência. Para nós, é uma alegria grande saber que toda a educação será vacinada, tanto os profissionais que trabalham nas escolas públicas quanto os que são das particulares”, declarou.
As aulas nas escolas públicas do DF estão suspensas desde março de 2020, em razão da pandemia. Atualmente, as aulas são dadas pelos professores de forma remota. Na rede particular, as atividades presenciais já foram retomadas.
Mapeamento
A Secretaria de Educação havia enviado um planejamento para a vacinação dos professores à Secretaria de Saúde. A imunização é uma reivindicação dos professores e dos outros funcionários das redes pública e particular da capital.
Na semana passada, o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do DF (Sinepe-DF) enviou para o GDF um mapeamento com a quantidade de empregados das instituições de ensino privadas da capital do país. Os dois levantamentos feitos pelo Sinepe-DF indicam que há 23.126 profissionais da área educacional na rede privada. O número, porém, pode ser ainda maior, pois 282 escolas não filiadas não informaram a quantidade de empregados. O DF tem aproximadamente 570 colégios particulares, entre os quais 180 são ligados ao sindicato.
A presidente do Sinepe-DF, Ana Elisa Dumont, disse, nesta quarta-feira, que escolas privadas colocaram seus prédios à disposição, um em cada região administrativa, para serem usadas como pontos de vacinação.
Assista o vídeo da sindicalista:
Mais doses
A assessoria do Palácio do Buriti confirmou à coluna Grande Angular que, diante da necessidade de garantir a segunda dose da vacinação para os grupos que já receberam a primeira aplicação, o Governo do Distrito Federal (GDF) não vai mais ampliar, nesta semana, a imunização contra a Covid-19 para pessoas com 66 e 65 anos.
Nas últimas semanas, o GDF baixou gradualmente a faixa etária das pessoas que podem ser imunizadas. Neste momento, contudo, não será possível incluir mais idosos porque todas as 100 mil vacinas que serão enviadas pelo Ministério da Saúdeservirão como segunda dose, em razão da redução na previsão de entrega dos imunizantes para o mês de abril.
Até então, havia possibilidade de que a faixa etária apta a receber o imunizante fosse reduzida para 66, 65 e até 64 anos, o que acabou não sendo confirmado. Atualmente, podem receber a vacina contra a Covid-19 no DF pessoas com 67 anos ou mais, profissionais da saúde e outros grupos específicos.
Vacinômetro
Até as 10h25 desta quarta-feira (31/3), 297.956 pessoas haviam recebido a primeira dose do imunizante contra o novo coronavírus no DF. A segunda dose foi aplicada em 75.485 cidadãos na capital federal.
O GDF recebeu, até este momento, 374.160 doses da Coronavac e 74.250 unidades da vacina de Oxford/AstraZeneca.