Imunização de trabalhadores da rede privada de saúde começou nesta sexta (26/3). Secretaria de Saúde espera retomar agendamento em breve
Com a primeira etapa da vacinação das categorias de saúde da rede privada do Distrito Federal aberta até a próxima terça-feira (30/3), fica a expectativa para as novas datas de imunização do restante desses profissionais. Para quem não conseguiu agendar nessa quinta (26/3), a Secretaria de Saúde informa que outras vagas serão liberadas “nos próximos dias”.
A imunização deste público, estimado em 98.531 trabalhadores, está dividida em oito fases. A primeira começou nesta sexta-feira (26/3), atendendo 28,42% desse grupo e contemplando 28 mil pessoas.
Para quem agendou e pode se vacinar, é necessário levar ao posto um documento de identificação com foto, registro profissional, comprovante de agendamento e o cartão de vacina. Caso não tenha o cartão, um novo será feito no local agendado.
Estão inclusos trabalhadores da área da saúde do Instituto de Medicina Legal (IML) e aqueles com registro nos seguintes conselhos e entidades representativas: biologia, nutrição, educação física, fisioterapia e terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, técnico de radiologia, enfermagem, medicina, odontologia, biomedicina, veterinária, serviço social, farmácia e agentes funerários.
Agendamento
O agendamento no site vacina.saude.df.gov.br foi aberto nessa quinta-feira e estava previsto para as 9h, porém, durante a madrugada e no início da manhã, o site estava com milhares de acessos simultâneos de pessoas tentando agendar. Com o fluxo em alta, o serviço foi liberado uma hora e 15 minutos antes do horário previsto.
A plataforma registrou 28 mil profissionais entre 7h45 e 10h39. Entre 8h e 9h, o site tinha cerca de 16 mil acessos simultâneos para agendamento. Em média, foram 9,3 mil marcações por hora ou 161 por minuto. A vacinação para esse público será disponibilizada para os profissionais cadastrados nos conselhos de classe.
O número inicial recebido pela Secretaria de Saúde era de 145.265 nomes com registros profissionais. Após análise dos dados, a pasta identificou que 46.734 já haviam sido vacinados.
A segunda etapa atingirá 11,58% dos profissionais. As fases seguintes, até a oitava, atingirão 10% cada uma. As datas das fases seguintes serão definidas e divulgadas após o recebimento de mais doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde.
Forças de segurança
Por determinação do governador Ibaneis Rocha (MDB), a partir da próxima semana, o DF contará com pelo menos 25 categorias profissionais incluídas na lista de prioridades de vacinação. A decisão do chefe do Executivo local beneficia diretamente as pessoas que, por força da atividade, ficam expostas diariamente à infecção pelo novo coronavírus.
Vale frisar que, a depender da Secretaria de Saúde, outros segmentos podem ser incluídos.
Confira quais categorias vão vacinar:
A partir desta sexta-feira (26/3):
- Médicos
- Enfermeiros
- Nutricionistas
- Fisioterapeutas
- Terapeutas ocupacionais
- Biomédicos
- Farmacêuticos
- Odontólogos
- Fonoaudiólogos
- Psicólogos
- Assistentes sociais
- Médicos veterinários
- Técnicos veterinários
- Trabalhadores de consultórios
- Trabalhadores de clínicas
- Trabalhadores de laboratórios
- Profissionais de farmácias
- Agentes funerários
- Servidores do Instituto Médico Legal (IML)
A partir da próxima semana, a depender das remessas da União:
- PCDF
- PMDF
- Corpo de Bombeiros (CBMDF)
- Detran
- Procon-DF
- DF Legal