Chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, informou que medida não afeta atendimento local e objetivou evitar novos pacientes do Entorno no DF
O secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, afirmou nesta terça-feira (23/3) que o Executivo local autorizou o envio de cilindros de oxigênio após ser identificado o desabastecimento na rede de Saúde de Águas Lindas de Goiás, município que integra o Entorno do Distrito Federal.
Durante coletiva de imprensa, o titular da pasta garantiu que a medida não vai impactar o atendimento nas unidades do sistema hospitalar da capital da República.
“Temos um contrato de fornecimento de até 500 mil metros cúbicos de oxigênio. Hoje, o DF está usando 255.666 metros cúbicos. Estamos no final do mês de março, então, o quantitativo contratado é suficiente para atender a população do DF. Só foi possível ajudar o município vizinho porque não interferiria em nada o atendimento daqui”, frisou.
Também presente na coletiva, o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, lembrou que a quantidade enviada foi de 32 metros cúbicos, em cilindros diferentes. “Desses, 10 mil foram em um único cilindro e o restante em compartimentos menores”, detalhou.
Abastecimento
Segundo Gustavo Rocha, a medida também auxilia a desafogar as unidades de Saúde do Distrito Federal, “uma vez que se não receberem atendimento no Entorno, eles acabam procurado a rede pública local”
De acordo com Osnei Okumoto, Santo Antônio do Descoberto (GO), outro município limítrofe com a capital da República, também passou por problemas no abastecimento de O2, mas conseguiu resolver sem a necessidade de auxílio emergencial. (Metrópoles)