domingo, 23/02/25
HomeDestaqueVacina contra Covid: Ibaneis anuncia imunização de idosos com 69 anos ou...

Vacina contra Covid: Ibaneis anuncia imunização de idosos com 69 anos ou mais a partir de segunda-feira

Ampliação do grupo prioritário ocorre devido mudança de diretriz do Ministério da Saúde para que últimas doses da CoronaVac sejam aplicadas ‘em sua totalidade’, sem necessidade de reserva para segunda dose.

Vacinação contra Covid-19 no DF — Foto: TV Globo / Reprodução
Vacinação contra Covid-19 no DF — Foto: TV Globo / Reprodução

O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou neste sábado (20) que idosos a partir de 69 anos poderão se vacinar a partir de segunda-feira (22), no Distrito Federal. A mudança veio após o Ministério da Saúde alterar a diretriz com novas orientações para utilizar as doses da CoronaVac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

Conforme o informe técnico mais recente divulgado pela pasta, as últimas doses distribuídas na terça-feira (16) e neste sábado devem ser aplicadas “em sua totalidade”, portanto, não há necessidade de reserva técnica para completar o esquema de vacinação. Já as vacinas anteriores devem permanecer reservadas.

“As doses das etapas 5, 6 e 7 não deverão ser utilizadas como D1 [primeira dose], pois serão necessárias para completar os esquemas iniciais”, diz o Ministério da Saúde.

De acordo com o informe técnico, o Ministério da Saúde levou em consideração o agravamento da pandemia e “a importância de promover aceleração da vacinação e a redução dos casos graves de Covid-19”.

A estratégia de distribuição da CoronaVac deve ser reavaliada semanalmente para ” a confirmação das entregas e a garantia da disponibilidade da D2 [segunda dose] para complementação do esquema em período definido em bula (4 semanas entre doses)”, diz o documento.

Pela manhã, o governador Ibaneis Rocha disse ao G1 que a expectativa era imunizar idosos com 71 anos, a partir desta segunda-feira (22). Entretanto, no início da tarde, ele citou que o público-alvo será pessoas com 69 anos ou mais a partir do informe do Ministério da Saúde.

Público-alvo

Atualmente podem se vacinar idosos com 72 anos ou mais, profissionais da saúde, indígenas e pacientes em home care. A imunização ocorre em unidades básicas de saúde (UBS) e em pontos drive-thru.

Para esse grupo não é mais necessário agendar horário. A imunização nos postos de saúde durante a semana vai das 8h às 17h . Já nos pontos de drive-thru, o atendimento é das 9h às 17h.

A partir deste domingo (21), três postos drive-thru ficarão abertos, das 9h às 15h, e atendem sem a necessidade de agendamento.

Estoque

De acordo com a Secretaria de Saúde, das 354.360 doses recebidas do Ministério da Saúde, até sexta-feira (19), 285.030 foram distribuídas. As doses são da vacina CoronaVac e Covishield.

Ambas as vacinas são aplicadas em duas doses. No caso da CoronaVac, o prazo entre uma dose e outra varia de 14 a 28 dias. Já para a vacina AstraZeneca/Oxford, o intervalo é de até 90 dias. (G1)

VEJA TAMBÉM

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Este campo é necessário

VEJA TAMBÉM