Segundo anunciou Rodrigo Duterte, presidente do país asiático, a diplomata foi afastada permanentemente do serviço público. Segundo imagens que se tornaram públicas, Marichu Mauro agrediu funcionária na embaixada em Brasília
(crédito: Arquivo Pessoal)
Nesta segunda-feira (01/03), o presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, disse que demitiu Marichu Mauro, a embaixadora das Filipinas no Brasil. A embaixadora é acusada de agredir uma empregada doméstica na representação diplomática em Brasília.O caso teria ocorrido em agosto de 2020, mas só veio a público dois meses depois.
Em pronunciamento, o presidente afirmou ainda que a embaixadora agrediu a funcionária reiteradas vezes. A demissão de Marichu Mauro ocorreu após investigação do Department of Foreign Affairs (DFA), o Departamento de Relações Exteriores das Filipinas.
O presidente filipino disse que assinou a recomendação de demissão nos últimos dias e que o documento traz uma série de penas acessórias. Entre elas, Marichu está proibida de ocupar qualquer cargo público no país em caráter permanente.
“Eu assinei o documento afirmando a decisão. A decisão prevê a pena de demissão do serviço público, com as penas acessórias de cancelamento de elegibilidade, perda dos benefícios de aposentadoria e desqualificação perpétua de ocupação de cargo público, e proibição de aplicação do teste para serviço público”, disse Rodrigo Duterte no pronunciamento (tradução livre).
CB*