Segundo o apurado, indivíduos estariam visitando a residência de pessoas com mais de 80 anos, na Região Metropolitana de Porto Alegre, e informando às respectivas vítimas que elas teriam sido premiadas em sorteios de caráter privado.
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), deflagrou, na terça-feira (23), a Operação Calicute. A ação foi realizada em desfavor de indivíduos envolvidos em estelionatos cometidos contra idosos residentes no Rio Grande do Sul (RS).
A operação contou com apoio do Setor de Segurança do Sistema Bancário Nacional e com informações encaminhadas pelas forças policiais do RS. Segundo o apurado, indivíduos estariam visitando a residência de pessoas com mais de 80 anos, na Região Metropolitana de Porto Alegre, e informando às respectivas vítimas que elas teriam sido premiadas em sorteios de caráter privado.
Os idosos eram orientados a realizar a transferência de valores por meio do sistema internet banking, e por outras formas, com a finalidade de consumar o recebimento dos prémios. Um dos idosos, de 92 anos, e a esposa, residentes em Porto Alegre, foram induzidos a depositar R$ 26 mil na conta bancária de pessoas que moram no Distrito Federal.
Durante a ação, policiais da DRCC abordaram quatro envolvidos — dois homens (ambos com 26 anos) e duas mulheres (26 e 21 anos) — que foram realizar o saque do dinheiro na região Lago Sul. Os suspeitos foram detidos após saírem da agência bancária com parte dos valores enviados pelas vítimas.
No momento da prisão, um dos conduzidos estava com R$ 5 mil, em espécie, no bolso da calça. Os quatro acusados também estavam na posse de farto material e documentação que demostram o envolvimento em organização criminosa, de caráter interestadual, voltada para a prática de crimes contra idosos. Os indivíduos foram indiciados nos crimes de estelionato e associação criminosa.