De acordo com o presidente norte-americano, políticos já sinalizaram a necessidade de melhorar o programa
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta segunda-feira, 22, que aumentará o financiamento do governo para pequenas empresas. O democrata disse que promoverá mudanças no Programa de Proteção da Folha de Pagamento (PPP, na sigla em inglês) para garantir que negócios rurais e bancos que atendem comunidades minoritárias recebam mais recursos. Durante um pronunciamento, o chefe da Casa Branca também reforçou a defesa de seu pacote fiscal de US$ 1,9 trilhão.
“O PPP é um esforço bipartidário”, declarou Biden.
De acordo com o presidente norte-americano, políticos democratas e republicanos já sinalizaram a necessidade de melhorar o programa de empréstimos.
“O financiamento cresceu quase 30% desde que assumimos”, disse o mandatário. Para ele, as “grandes corporações” foram privilegiadas na distribuição de recursos.
Nas próximas duas semanas, segundo Biden, a solicitação de empréstimos por meio do PPP será exclusiva para empresas com menos de 20 funcionários. Além disso, o governo dará preferência para o financiamento a companhias com menos de 10 pessoas na folha de pagamento.
“Trazer a economia de volta significa trazer nossas pequenas empresas de volta”, frisou o presidente americano. Biden também aproveitou a ocasião para pressionar os parlamentares a aprovar o pacote fiscal. “Precisamos que o Congresso passe meu pacote de alívio.”
De acordo com Biden, a economia americana pode criar sete milhões de empregos este ano se os estímulos fiscais forem aprovados. Ele também agradeceu à Câmara e ao Senado por “agirem rápido” na tramitação do texto.
Estadão conteúdo*