A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, disse que “todas as vacinas” aprovadas pelo regulador de medicamentos da UE são bem-vindas, incluindo vacinas russas e chinesas, relata a Reuters.
Em uma entrevista à TV, ela disse que a Alemanha saudou os fortes dados dos testes da vacina russa Sputnik V.
“Todas as vacinas aprovadas pela Agência Europeia de Medicamentos são bem-vindas. Falei com o presidente russo sobre isso. Vimos bons dados hoje [sobre a vacina russa]. Todas as vacinas são bem-vindas na UE, desde que sejam aprovadas pela EMA.
O anúncio da chanceler alemã acontece depois que ela disse no mês passado que estava “aberta à ideia” de usar as capacidades de fabricação europeias para aumentar a produção da vacina russa.
Hoje cedo, Merkel disse que até o final do primeiro trimestre, a Alemanha terá vacinado 10 milhões de pessoas contra o novo coronavírus.
Merkel acrescentou que a UE estava certa a não aprovação emergencial que permitiu à Grã-Bretanha lançar a primeira vacina para uso público antes de qualquer outra pessoa, uma vez que era crucial para manter a confiança das pessoas nas vacinas.
“Você poderia dizer que já seremos capazes de vacinar 10 milhões de pessoas usando as duas vacinas no primeiro trimestre, ou outros dirão ‘apenas’ [10 milhões]; mas, de qualquer forma, aumentará a partir daí”, disse ela.
Ela disse ainda que será considerado se aqueles que recusam a vacinação devem, em algum momento, enfrentar restrições.
Ag. Capital/Com informações do The Guardian