*Miguel Lucena
Partiu hoje para a eternidade o amigo Lairton Soares de Oliveira, 82 anos, pai do grande amigo Alex Traback, delegado da PCDF.
Casado com Dona Neuza, Seu Lairton foi um homem que ensinou respeito, coragem e bondade aos filhos.
Lairton não perdeu a firmeza nem quando uma mão assassina tirou a vida Richard, seu filho mais velho. Continuou incentivando os dois outros filhos policiais, Alex e Róger, a seguirem firmes na carreira, um na PCDF e outro na Força Nacional.
Acostumado a conviver com sambistas que com o tempo viraram grandes astros, como Beth Carvalho e Zeca Pagodinho, Lairton começou a se privar do samba no Cacique de Ramos para ficar mais perto dos filhos no Distrito Federal, fazendo, sempre que podia, a ponte aérea Rio/Brasília, sempre em companhia da inseparável Neuza, a rainha de todos os homens da casa.
Teve a felicidade de conhecer e conviver com os netos brasilienses, Jéssica, Salomão e Laura, e matar as saudades do Cacique de Ramos ouvindo samba com os amigos no Bar do Osmar, na Quadra 17 do Guará e no Clube dos Delegados, onde ensinou a Zezé Rocha como se faz e bebe uma boa caipirinha.
Depois de tanta luta, tantos sambas, tanta vida, o velho guerreiro resolveu descansar. Ele dizia que não valia a pena viver 100 anos sem se fazer o que gosta. Oitenta e dois foram suficientes.
Valeu, mestre Lairton!