Em entrevista coletiva na Casa Branca nesta quinta (28), a secretária de imprensa da presidência dos Estados Unidos, Jen Psaki, disse que o Brasil será um “parceiro-chefe” do país nas negociações pelo clima e na conferência que o governo planeja para abril.
“Anunciamos ontem que faremos uma conferência nos próximos meses. Essa é uma grande prioridade para Biden […]. O Brasil será um parceiro-chave nisso. Mas dizer como essas negociações e discussões serão, ainda é muito cedo”, disse ela.
A declaração foi feita em resposta a uma repórter, que lembrou que, durante a campanha, Biden alertou que poderia haver consequências econômicas caso a devastação na Amazônia não fosse interrompida e questionou quais seriam essas consequências.
O Brasil também apareceu em outra pergunta durante a coletiva, em que foi indagado se o presidente Joe Biden ainda considera classificar países como “foras-da-lei do clima” e se o Brasil faria parte dessa lista.
Psaki respondeu que não há definição sobre isso ainda, mas que todos saberão quando houver uma atualização.
“Assim como os Estados Unidos são grandes emissores [de gases estufa], também o são o Brasil, a China e tantos outros países e grandes economias. Todos temos um papel na resposta a essa crise”, declarou. (CNN BRASIL)