A medida é um esforço do governo para não atrapalhar o calendário de provas e vestibulares; até o momento, o país inoculou mais de 25% da sua população.
Israel expandiu sua campanha de vacinação contra a Covid-19 neste domingo (24) para incluir jovens de 16 a 18 anos, informaram as autoridades de saúde. A medida é um esforço do governo para permitir que os adolescentes possam fazer provas e vestibulares em segurança.
O país começou a vacinar sua população há um mês – com prioridade aos profissionais da saúde e idosos – e já foram ao menos 9 milhões de vacinados, segundo o Ministério da Saúde israelense. Isso equivale a cerca de 25% do país que tem mais de 2,5 milhões de habitantes.
Israel lidera no ranking de vacinação, proporcionalmente à sua população, e já disse que espera reabrir sua economia a partir de fevereiro. No entanto, o governo decretou a continuação do confinamento nacional, pelo menos até o fim do mês, por conta do aumento no número de infecções.
Vacinação em Israel
Israel iniciou a vacinação em 20 de dezembro, começando com profissionais de saúde, seguidos por grupos de idosos, enfermos e pacientes em risco. A partir de sábado, pessoas com 40 anos, ou mais, também podem tomar a vacina.
De acordo com o Ministério da Saúde, até sexta-feira quase 2,5 milhões de pessoas receberam a primeira das duas doses, e 900 mil delas também receberam a segunda.
O país garantiu uma grande quantidade de vacinas da Pfizer/BioNTech e se comprometeu a compartilhar rapidamente com ambos os fabricantes os dados de impacto da vacinação no território.
Por G1