Sistema de saúde da capital de Amazonas colapsou e o número de mortes por Covid-19 disparou
Enviado especial a Manaus (AM) – Aviões da Força Área Brasileira (FAB) iniciaram nesta nesta sexta-feira (15/1) operação para transportar pacientes de Manaus para outros estados do país. Uma aeronave saiu da base aérea da capital do Amazonas com nove passageiros para Teresina (PI).
De acordo com o Ministério da Defesa, há voos programados de Manaus com destino a São Luís (MA), Teresina (PI), Natal (RN), João Pessoa (PB), Brasília (DF) e Goiânia (GO).
No total, 235 pacientes serão levados a outros estados, segundo a Secretaria de Saúde do Amazonas. Os aviões também transportarão profissionais de saúde.
A “operação de guerra” foi necessária após o sistema de saúde da capital do estado apresentar um colapso, com a alta taxa de ocupação de UTIs para pacientes com Covid-19 e a escassez de oxigênio.
Duas aeronaves C-99 do Primeiro Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (1º/2º GT) – Esquadrão Condor, acionadas pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), cumprem as missões.
“O Comando da Aeronáutica está dedicando permanentemente o esforço do seu efetivo e de suas aeronaves, 24 horas por dia e sete dias por semana”, informou a FAB, em nota.