Cúpula discute relação entre os países da região um dia depois que a capital saudita suspendeu embargo e abriu sua fronteira e espaço aéreo com Catar, país que sofre boicotes dos vizinhos há mais de 3 anos.
Os líderes dos países do Golfo se reúnem, nesta terça-feira (5), em uma cúpula na Arábia Saudita para um encontro que deve discutir avanços na negociação da crise com o Catar, um dia depois da capital saudita anunciar a reabertura de suas fronteiras com Doha.
O Kuwait tem feito a mediação entre o Catar e quatro estados árabes, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Egito que iniciaram um embargo ao país em meados de 2017 por causa de seu apoio a grupos islâmicos na região e seus laços com o Irã.
Sempre negando todas as acusações, o Catar diz ser vítima de um “bloqueio” e de um ataque à sua soberania.
Reabertura aérea
Depois de três anos e meio de boicote e de trocas de mensagens hostis entre os países, a agência estatal de notícias Kuwait divulgou o anúncio de que a Arábia Saudita reabriu seu espaço aéreo e suas fronteiras terrestres e marítimas com o Catar na segunda-feira (4).
Com a queda do bloqueio aéreo, o governante do Catar pôde comparecer à cúpula pela primeira vez desde o embargo. Sua chegada no país, em um aeroporto de Al-Ula, foi transmitida ao vivo pela televisão estatal saudita.
A decisão dos aliados próximos dos EUA ocorre nos últimos dias do mandato do governo de Donald Trump, e pouco antes da posse do novo presidente eleito Joe Biden.
Por G1