O governo do Distrito Federal deu, esta semana, o primeiro passo para implementar um novo sistema de bicicletas e patinetes públicos para serem compartilhados em todas as regiões administrativas.
Na última terça-feira (17), a Secretaria de Transporte e Mobilidade publicou um chamamento público para empresas interessadas na operação e manutenção do sistema. O edital e as especificações técnicas podem ser encontrados no site da Semob.
As bicicletas e patinetes públicos deverão ser oferecidos nos locais com maior demanda vão funcionar 24 horas, de forma a integrar parte do deslocamento de pedestres com o transporte coletivo. As áreas a serem atendidas, segundo o edital do GDF, são:
- Plano Piloto
- Lago Sul
- Lago Norte
- Sudoeste/Octogonal
- Cruzeiro
- Taguatinga
- Ceilândia
- Águas Claras
- Vicente Pires
- Jardim Botânico
- São Sebastião
- Paranoá
- Itapoã
- Guará I e II
- SIA
- SCIA
- Candangolândia
- Núcleo Bandeirante
- Santa Maria
- Gama
- Park Way
- Recanto das Emas
- Samambaia
- Riacho Fundo I e II
- Planaltina
- Sobradinho
De acordo com o subsecretário de infraestrutura e planejamento da Semob, são sete lotes que deverão oferecer o mínimo de 1,2 mil bicicletas e patinetes e, pelo menos, 2.040 vagas em estações onde os equipamentos poderão ser acessados.
“O GDF não terá nenhum custo com a implantação desse serviço. Todos os custos serão cobertos pelas empresas operadoras, que vão buscar patrocínio para cobrir parte dos seus custos.”
Segundo o texto, o serviço poderá ser ampliado em caso de necessidade ao longo da execução do contrato. As empresas selecionadas deverão iniciar a operação com o mínimo de 60% da quantidade de bicicletas e patinetes definidos na proposta, e o restante deverá ser disponibilizado aos usuários em até 75 dias após a assinatura do contrato.
As operadoras deverão oferecer planos diferenciados para usuários eventuais, habituais e de uso intenso. O edital também prevê que as tarifas a serem cobradas para uso das bicicletas e patinetes sejam operadas com sistema de integração ao bilhete único do transporte público coletivo.
Sistema 24 h
A previsão é que o novo sistema opere todos os dias da semana, 24 horas, para retirada ou devolução.
Os patinetes e as bicicletas poderão ser motorizados e movidos a energia elétrica, com potência de até 35W e velocidade máxima de 20km/h, e também deverão ser dotados dos equipamentos de segurança obrigatórios, e atender às normas e especificações técnicas que visam assegurar o bom uso e a segurança dos usuários.
Esse serviço de bicicletas e patinetes públicos já existia no DF, mas foi encerrado em 22 de janeiro deste ano. Em 2019, os moradores da capital faziam em média 35 mil viagens por mês com bicicletas compartilhadas, segundo um levantamento da Semob.