*Marlene Vaz
Socióloga
Selecionei o professor Vivaldo Casta Lima não só para a indicação desta homenagem, mas em todos os momentos da minha vida. Entrei na Universidade Federal da Bahia com as vantagens que a ingenuidade oferece, na abertura para apreender o mundo do intelectual, mas também com a ignorância simplória de uma caloura.
O antropólogo Vivaldo Costa Lima, com seus rasgos de gênio, seduzia a todos os alunos, independentemente do gênero masculino ou feminino. Nas suas aulas não era necessário fazer chamada, pois matriculados ou não na sua disciplina, todos acorriam às suas aulas.
A sua experiência e suas andanças traziam o mundo para a sala de aula, mas trazia, sobretudo, a nossa Bahia, analisando a socioantropologia da nossa sociedade, através da coluna social e da página policial dos nossos jornais, ensinando sempre que a sociedade era feira de heróis mesclados de bandidos, mas só os bandidos espertos conseguiam escapar da página policial.
Do terreiro da divina Mãe de Santo Mãe Olga do Alaketu, onde ele era o Ogan, e da Catedral da Sé , o professor fundia o nosso sincretismo; além do mar, ele trazia os preciosos poemas do poeta Fernando Pessoa; das prostitutas do Pelourinho e dos camelôs do Terreiro de Jesus, ele dizia:
_ Olhem aí, meninas burguesas, essa é a Bahia, a metodologia de pesquisa se aprende aí.
E, num vôo de genialidade, ultrapassava os limites do sagrado e do profano para construir o pensamento da formação da sociedade brasileira .
Por isso, adorado mestre, devolvo-lhe a homenagem que um dia me fizestes, repetindo os versos do seu preferido Fernando Pessoa: “Eu hoje queria cobrir-te de violetas…” e dizer a Bahia que você sempre será o mestre dos mestres, porque influenciou não só na minha vida profissional , mas na minha formação como pessoa.
*Texto escrito para Sessão Solene da Assembléia Legislativa da Bahia, realizada em 11/11/1998 e intitulada Obrigado, Professor; Obrigada, Professora, de iniciativa da Deputada Maria José Rocha Lima, na qual personalidades baianas homenagearam seus professores.