Cinco edificações erguidas em áreas públicas sem autorização foram removidas em Sobradinho e Recanto das Emas na última segunda-feira (9), pelo Comitê de Combate ao Uso Irregular do Solo.
A ação contou com a participação de 82 servidores de 10 órgãos, coordenados pela Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops) e pela Agência de Fiscalização (Agefis).
“A atividade está dentro do nosso planejamento de conter os parcelamentos irregulares, com a retirada das obras irregulares quando elas estão ainda em fase inicial”, explicou o diretor-operacional da Seops, Edival Assunção.
A área com maior número de remoções foi um terreno da Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap) que fica no quilômetro 2,5 da DF-440, em Sobradinho.
Os órgãos de fiscalização retiraram três edificações do local, um galpão feito de madeira, um galinheiro e duas fossas clandestinas. Houve, ainda, a apreensão de 14 telhas, uma porta e uma janela.
Durante a operação, foi necessária a utilização de caminhões para retirada de todo o entulho resultante da remoção. A equipe passou, ainda, pela Chácara 49 da Avenida Vargem da Bênção, onde removeu cem metros de cerca e uma edificação feita em alvenaria.
Participaram da operação Seops, Agefis, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Terracap, administração regional, CEB, Caesb e Polícia Civil.