O governador Ibaneis Rocha (MDB) assinou, na manhã desta quinta-feira (29/10), protocolo de intenções para regularização fundiária das glebas 2 e 4, em Vicente Pires, pertencentes à União.
A assinatura é uma parceria do Governo do Distrito Federal (GDF) com o Ministério da Economia para formalizar a cooperação proativa e levar cidadania e dignidade à população da região administrativa.
A regularização do Setor Habitacional Vicente Pires – denominado Fazenda Torto – será a maior feita pelo atual governo até o momento. Serão 13 mil imóveis e cerca de 50 mil pessoas beneficiadas. A área a ser regularizada vai abranger 1.600 hectares.
Ibaneis Rocha disse que os moradores do DF sofriam antes de seu governo para ter um projeto fundiário aprovado na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF.
“Esse é um momento histórico. São milhares de famílias que aguardavam por essa regularização há muitos anos. Nós tivemos na década de 80 um fenômeno no DF de ausência de programas habitacionais para as classes baixas e média e até para a classe alta. Isso gerou inúmeras invasões na cidade. É o caso da Vicente Pires. As pessoas que estão ali não são invasores. O Estado chega hoje nesta data e dá a eles a dignidade que lhes foi roubada lá atrás quando construíram as suas moradias”, afirmou o governador.
A cerimônia de assinatura virtual ocorreu no auditório do subsolo do Ministério da Economia com a participação do secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF (Seduh), Mateus Oliveira; o secretário especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia, Diogo Mac Cord; o secretário de Patrimônio da União, Fernando Bispo; o secretário-adjunto de Coordenação e Governança do Patrimônio da União, Mauro Filho; e o senador Izalci Lucas.
“Quando chegamos nesse governo, a missão era de transformar a vida de maneira positiva, do cidadão brasileiro. Talvez nenhum projeto no DF seja tão emblemático quanto o de Vicente Pires. São mais de 12 mil famílias que serão beneficiadas. Será um importantíssimo projeto piloto para provermos outras ações não só no DF, como no Brasil inteiro”, afirmou o secretário especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia, Diogo Mac Cord.