A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) comprou três embarcações militares da marca Highfield, modelo Patrol 600. O valor total do contrato ficou em R$ 631,6 mil. Elas serão usadas para substituir as lanchas antigas da corporação (foto principal).
As aquisições são na cor cinza, possuem alta velocidade e GPS integrado em um display de seis polegadas. As embarcações serão usadas pela Companhia Lacustre da Polícia Militar do Distrito Federal, responsável pela segurança no lago.
A companhia tem relevante papel na proteção das águas do Paranoá e de outras localidades no DF que tenham recursos hídricos. O pelotão atua na preservação e no combate a crimes, como a pesca predatória.
Incorporado em agosto de 2016 ao Batalhão de Policiamento Turístico, a Companhia Lacustre da PMDF passou também a focar suas ações em locais que recebem grande concentração de turistas. Rondas na Ermida Dom Bosco, no Pier 21, na Prainha e na Ponte JK.
A companhia trabalha em contato permanente com outras instituições. Caso os militares se deparem com algum condutor de embarcação aparentemente embriagado, a Marinha do Brasil é imediatamente acionada, pois é a força que é equipada com bafômetros. Já no caso de pesca predatória, o suspeito é levado à Delegacia do Meio Ambiente (Dema), da Polícia Civil.