Nesta terça-feira (29), o Distrito Federal registrou o dia mais quente do ano. No Gama, os termômetros marcaram 35,6°C. A temperatura superou a do dia 19 de setembro, quando foi registrado 35,5°C.
Mesmo com as chuvas de semana passada a umidade segue baixa. No Gama e em Brazlândia, a umidade relativa do ar chegou a 11%, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia(Inmet).
A Defesa Civil chegou a decretar estado de alerta por cinco dias na cidade por conta da baixa umidade do ar, que varia entre 10 e 15%. O Inmet por sua vez colocou o DF em estado de alerta às 11:30 de hoje, quando há risco de queimadas e à saúde da população.
A área afetada abrange além do Distrito Federal o Nordeste Mato-Grossense, Norte Mato-Grossense, Sudeste Mato-Grossense, Centro Goiano (entre as cidades a capital, Goiânia), Leste Goiano, Sul Goiano, Norte Goiano, Noroeste Goiano, Jalapão, Sudeste Tocantinense, Sul Tocantinense, Oeste Tocantinense, Centro Tocantinense.
O Inmet disponibiliza instruções para que a população se cuide diante do calor forte e da baixa umidade.
As instruções são: beba bastante líquido, evitar atividades fisicas, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, usar hidratante para pele e umidificador de ar e evitar bebidas diuréticas, como café e álcool.
Para amanhã a expectativa é de mais um dia quente, com nevoa seca e ventos fracos. Não há previsão para volta das chuvas.