A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 9ª Delegacia de Polícia (Lago Norte) e com o apoio da Polícia Civil do Estado de São Paulo, deflagrou a operação Quinto Preceito e prendeu preventivamente um suspeito de tráfico de drogas e ocultação de valores.
Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão nas cidades de São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Mairiporã, em São Paulo.
As investigações duraram aproximadamente cinco meses. Os policiais descobriram que o suspeito, conhecido como “O Buda”, usava uma propriedade particular na Serra do Cantareira para produzir e enviar entorpecentes, de naturezas distintas, para diversas unidades da Federação. Entre elas, Rio Grande do Norte, Piauí, Paraíba, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás e Distrito Federal.
As drogas comercializadas pelo suspeito são consideradas de alto valor. As porções das substâncias chegaram a ser comercializadas por R$ 5 mil. Além disso, em razão da ocultação de valores praticada pelo suspeito, a Justiça bloqueou R$ 5 milhões do investigado.
O homem foi indiciado por tráfico de drogas e associação para o tráfico, ambos circunstanciados pelo caráter interestadual das condutas, uso de documentos falsos e lavagem de dinheiro.
Quinto Preceito
A operação foi batizada de Quinto Preceito em alusão aos cinco preceitos que constituem o código de conduta básico de Sidarta Gautama, o Buda, os quais estabelecem compromissos de abstenção de prejudicar os seres vivos, de roubar, praticar má conduta sexual, mentir e também de se intoxicar.