O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, visitou, nesta quarta-feira (20), o deputado licenciado Jose Genoino (PT-SP), ex-presidente da legenda, que está preso no Complexo Penitenciário da Papuda desde o último sábado (16), condenado no processo sobre o esquema de corrupção conhecido como mensalão .
Em nota, o governo do DF afirmou que Agnelo esteve no presídio para averiguar as instalações e acomodações dos sentenciados do mensalão.
o governador verificou pessoalmente o estado de saúde de Genoino, que deixou o presídio na tarde desta terça-feira para se submeter a exames no Instituto Médico Legal (IML).
Nesta quarta, a presidente Dilma Rousseff disse estar preocupada com a saúde de José Genoino. Em entrevista na manhã desta quarta às rádios Central e Rede do Bem, ambas de Campinas (SP), Dilma também afirmou que, enquanto estiver no cargo, não comentará a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), mas fez considerações que chamou de “humanitárias” em relação às prisões.
“Eu me manifestei de fato com grande preocupação humanitária sobre a saúde do deputado federal Genoino, por dois motivos. Porque eu sei as condições da saúde dele, ele teve uma doença extremamente grave do coração e sei que toma anticoagulante. E ao mesmo tempo, é importante que eu diga que tenho uma relação pessoal com a família do Genoino. Eu estive encarcerada com a mulher do Genoino no período da ditadura militar”.
O advogado Luiz Fernando Pacheco, que defende José Genoino, afirmou nesta quarta que seu cliente está “fraco e prostrado” na penitenciária da Papuda.
Pacheco esteve nesta quarta no Supremo e se reuniu com o presidente do tribunal, Joaquim Barbosa. Ele reiterou a Barbosa o pedido feito no fim de semana, para que Genoino cumpra em prisão domiciliar a pena de de 6 anos e 11 meses que recebeu no julgamento do mensalão. Segundo o advogado, Barbosa afirmou que dará a decisão até esta quinta (21).
Genoino foi o primeiro réu do processo do mensalão a se entregar à Polícia Federal, na última sexta (15), logo após o presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, ter expedido o mandado de prisão contra ele e outros 11 condenados da ação penal. No dia seguinte, o ex-dirigente do PT foi transferido ao lado de outros oito condenados para a capital federal.
Nota divulgada pelo GDF:
“1. O Governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, esteve hoje pela manhã na Penitenciária da Papuda para averiguar as instalações e acomodações dos sentenciados da Ação Penal nº 470, uma vez que o GDF é o responsável por aquele complexo prisional.
2. Por razões humanitárias, o Governador verificou pessoalmente o estado de saúde do Deputado José Genoino que, conforme laudos médicos do IML do DF, por conta de uma cirurgia cardíaca, apresenta situação preocupante e requer cuidados e acompanhamento clínico adequado 24 horas por dia.”