No final da tarde de quarta-feira (15), policiais da 4a DP, atendendo demanda da população, deflagraram na QE 54 do Guará II a Operação Deu Linha, voltada a coibir os crimes de perigo de vida, violação de domicílio e dano, praticados por pessoas que se reúnem na localidade para empinar pipas. A operação contou com a participação de 24 policiais da 4a DP.
Segundo abaixo assinado recebido na semana passada, tais pessoas utilizariam linhas com cerol e até mesmo a linha denominada chilena – com maior potencial cortante – para empinar as pipas, fatos que colocariam em risco a vida e a saúde dos moradores, transeuntes, ciclistas e motociclistas que trafegam pelo local. Ainda segundo os denunciantes, tais pessoas estariam fazendo o tráfico e o uso de drogas na localidade e invadiriam as casas, atrás das pipas “cortadas”, danificando telhados e portões dos moradores e também não estariam fazendo o uso de máscaras de proteção individual.
Foram abordadas cerca de 50 pessoas, a maioria com idade superior a 18 anos. Na localidade foram apreendidas 51 pipas e 12 carretéis de linha com cerol, sendo seis com linha chilena. Dez pessoas foram presas em flagrante, por estarem portando carretéis de linhas com cerol ou de linha chilena. Elas foram autuadas pelo crime de perigo de vida – expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente – cuja pena pode chegar a um ano de prisão.
Um menor, encontrado no local, estava com mandado de busca e apreensão em aberto e foi encaminhado à DCA.
Foram flagradas 11 pessoas na localidade que não estavam utilizando máscaras de proteção individual, as quais tiveram seus dados encaminhados ao DF Legal para fins de autuação (aplicação de multa).