Está previsto para 17/08 a volta das aulas remotas na UnB. Foto:Reprodução
A Universidade de Brasília (UnB) informou que as aulas a distância serão retomadas no dia 17 de agosto, quando tem início o calendário acadêmico (veja detalhes abaixo). A data foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da instituição nesta quinta-feira (9).
As atividades estão suspensas desde março, quando houve os primeiros casos de coronavírus na capital. O período de encerramento do semestre, assim como o plano de retomada das aulas presenciais, ainda devem ser definidos em reunião prevista para a próxima quinta-feira (16).
- Atividades presenciais: prazo será definido em 16 de julho
- Volta das aulas a distância: 17 de agosto
- Fim do ano letivo: previsto para dezembro – data a definir
Em entrevista à TV Globo, a reitora da UNB, Márcia Abrahão defendeu o encerramento do ano letivo em dezembro, mas afirmou que o Cepe ainda deve discutir a proposta.
“A gente precisa de um prazo, porque terão que haver uns ajustes nas matrículas. Voltando em agosto, nós teremos aula até dezembro, e concluiremos até dezembro”, disse.
Na última semana, a reitora adiantou que descarta a volta das aulas presenciais em 2020. O setor administrativo da universidade deve ser o primeiro a voltar ao trabalho direto dos campis, de acordo com a proposta que está sendo analisada, de retorno em cinco etapas (saiba mais abaixo).
Estudantes sem internet
Um levantamento do Comitê de Coordenação das Ações de Acompanhamento (CCAR) da UnB apontou que cerca de 30% dos estudantes precisarão de apoio para acesso à internet de melhor qualidade durante as aulas remotas. Além disso, 6% dos alunos não possuem computador ou tablet adequado para as atividades online.
Entre as alternativas citadas pela Universidade de Brasília para garantir o acesso às aulas a todos os alunos está o suporte previsto pelo Ministério da Educação (MEC). A pasta anunciou na última quarta-feira (1º) dois modelos de assistência:
- Acesso a conteúdos online sem cobrança de franquia do plano de internet
- Chips disponibilizados pela universidade
“Se o aluno já tiver um plano de internet, quando ele acessar esses conteúdos, não lhe será cobrado nada da franquia”, explicou, na ocasião, o secretário-executivo do Mec, Antonio Paulo Vogel. “E a segunda possibilidade: se ele não tiver planos de dados, ou se o plano dele for muito lento, ele pode optar em adquirir o chip com a própria instituição de ensino”.
Na tentativa de contornar a situação, o Decanato de Assuntos Comunitários (DAC) da UnB também realiza um levantamento do quantitativo de equipamentos que podem ser “emprestados” da instituição aos estudantes, além de campanhas para arrecadar doações entre os universitários.
Retorno em cinco etapas
Ainda em junho, o comitê que coordena as ações de acompanhamento apresentou um plano de retomada das atividades na UnB em cinco etapas. A definição ainda depende de discussão pelo Cepe. Veja abaixo:
Etapa 0
- Continuidade das atividades administrativas essenciais que só podem ser realizadas presencialmente
- Realização das demais atividades administrativas remotamente
- Planejamento e Retomada das atividades acadêmicas de forma não presencial
Etapa 1
- Manutenção das atividades descritas na Etapa 0
- Planejamento e preparação para o início da Etapa 2
Etapa 2
- Continuidade das atividades administrativas essenciais que só podem ser realizadas presencialmente
- Retomada gradual presencial das atividades acadêmicas
- Retomada gradual presencial das atividades administrativas necessárias ao funcionamento das atividades acadêmicas presenciais
- Planejamento e preparação para o início da Etapa 3
Etapa 3
- Continuidade das atividades administrativas essenciais que só podem ser realizadas presencialmente
- Retomada gradual presencial das demais atividades administrativas
- Continuidade da retomada gradual das atividades acadêmicas de forma presencial
- Planejamento e preparação para o início da Etapa 4
Etapa 4
- Retomada completa de todas as atividades administrativas e acadêmicas de forma presencial