Digamos que você acorda com uma tosse terrível, febre e dor no corpo. Imediatamente (porque você tem dinheiro, estrutura, condições para fazê-lo) você vai ao médico e, infelizmente, você é diagnosticado com Covid19.
Nas últimas duas semanas, você não sabia que estava infectado e IGNOROU, ‘as regras’. Você saiu com alguns amigos para comer uma pizza, tomar alguma coisa … VOCÊ PENSOU: ‘Não me sinto doente. Eu tenho o direito de continuar vivendo uma vida normal. Ninguém pode me dizer o que fazer.’
Com esse diagnóstico, você passa os dias seguintes no sofá da sua casa, muito mal. Mas logo você se sente melhor porque é jovem, saudável e forte. Quão sortudo você é. Mas você infectou sua) namorada durante a visita à casa dela. E como ela não sabia que estava infectado, ela infectou o pai de 72 anos, ele veio a falecer.
Seu brother, que tem asma, foi contaminado, pois você não acredita no uso de máscara. Agora ele está na UTI e também infectou os membros de sua família, que ainda não sabiam e estiveram com ele nas últimas duas semanas. O garçom que serviu a pizza, (sem a qual você não podia viver) na sua mesa levou o vírus para casa, contaminou os filhos e a esposa. A esposa não teve a mesma sorte que você, ela foi para o hospital porque ela não conseguia respirar. Ela foi induzida ao coma e entubada, foi necessário. Ela não teve a chance de dizer adeus aos familiares.
E tudo isso porque você estava desconfortável em usar sua máscara, ou porque cansou de ficar em casa, ou porque pensou que era hora de se reunir com amigos para distrair, ou aproveitar o sol e curtir uma praia, e é claro, porque ninguém tinha o direito de lhe obrigar a ficar trancado em casa.
#DistanciamentoSocial – Não é para você!
#UseMáscara – Não é para você!
#ContinueEmCasa – Não é para você!
#RespeitaraLei – Não é para você!
É PARA TODOS. E isso se chama: Responsabilidade, Educação e Empatia.
Adel Bezerra
Jornalista