Divulgação PCDF
A Polícia Civil do DF, por intermédio da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual ou Contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin), deflagrou, na tarde de quinta-feira (4), a “Operação 100 – S.O.S idosos”, com o objetivo de coibir crimes previstos no Estatuto do Idoso. A ação resultou no resgate de vítimas em situação de maus-tratos e na autuação em flagrante do gestor de um estabelecimento localizado no Jardim Botânico.
Divulgação PCDF
O local já havia sido alvo de operação policial há um ano. Na época, os agentes também verificaram que havia idosos em situação de maus-tratos e com proventos desviados. Durante Operação 100 – S.O.S idosos, os policiais constataram as más condições. Alguns idosos estavam aparentemente desnutridos, com necessidade de cuidados médicos e agindo de forma desorientada. A DECRIN requisitou o acolhimento institucional das vítimas junto à Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), fato que foi prontamente atendido.
Divulgação PCDF
O responsável foi autuado por deixar de prestar assistência e pela exposição da integridade e saúde a condições desumanas ou degradantes. Ele foi posto em liberdade após o pagamento de fiança arbitrada em R$5 mil.