A Polícia Civil do DF, por intermédio da 35a DP (Sobradinho II), desencadeou a Operação Filho Pródigo, com vistas à repressão de crimes de homicídio, roubos, tráfico de drogas e perturbação do sossego alheio. Quatro pessoas foram presas, sendo dois em flagrante delito e dois em cumprimento a mandados judiciais.
No dia 09/05/2020, um homem, de 21 anos, foi assassinado com seis disparos de arma de fogo, na AR 10 de sobradinho ll. As investigações concluíram que os autores teriam sido dois adolescentes infratores, os quais foram localizados e apreendidos. Um deles já responde por dois outros homicídios, duas tentativas de homicídio, além de roubos, tráfico de drogas e porte de arma – ele havia saído recentemente do CESAMI. O outro havia sido liberado recentemente após ter sido apreendido por porte ilegal de arma de fogo e por envolvimento no assalto a Casa do Índio, da FUNAI, em sobradinho l. As investigações deste homicídio contaram com a importante colaboração da DCA/PCDF e da PMDF.
Em continuidade, os policiais civis ainda prenderam em flagrante um homem de 19 anos no momento em que praticava tráfico de drogas, no Condomínio Buritis, em Sobradinho ll. Com o traficante, foram apreendidos 11 porções de maconha e certo valor em espécie. Ele já possuía vários antecedentes criminais. Outro traficante, integrante de uma associação criminosa especializada na venda de drogas sintéticas, foi preso com 75 selos de LSD, 200 gramas de maconha, skunk (maconha geneticamente modificada), R$ 350,00 em espécie, uma balança de precisão e dois celulares. Ele também possuía passagens diversas, inclusive por tráfico de entorpecentes.
A Operação Filho Pródigo levou esse nome em alusão àquele que retorna pra casa após um longo período ausente (no caso, retorno à penitenciária).