Foto: Reprodução
Empossada há dois meses, a secretária Especial da Cultura, Regina Duarte, disse acreditar, nesta terça-feira (5/5), que está sendo dispensada pelo presidente Jair Bolsonaro. “Que loucura isso, que loucura. Eu acho que ele está me dispensando”, afirmou.
A afirmação foi dita pela secretária a uma assessora em uma conversa que foi obtida pela revista Crusoé. Conforme a revista, o diálogo se deu depois que Regina ficou sabendo que o maestro Dante Mantovani foi renomeado nesta terça-feira (5) à presidência da Fundação Nacional de Artes (Funarte).
A revista Crusoé diz ter ouvido a conversa após ligar para a assessora, que atendeu a ligação enquanto falava com a secretária. “Eu já estava esperando. Essa noite eu passei a noite; acordava de uma em uma hora e falava assim: ta esquisito, tá muito esquisito”, diz a atriz em um trecho. O áudio divulgado pela revista contém trechos da conversa completa.
A nomeação do maestro Dante Mantovani foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (5). O ato foi assinado pelo ministro-chefe da Casa Civil, general Braga Netto, apesar de a Fundação ser de competência da pasta de Regina. Ela havia demitido Mantovani, que ficou conhecido após associar o rock ao aborto e satanismo, no mesmo dia em que tomou posse como secretária.
Mantovani estava no cargo desde dezembro do ano passado, época em que o secretário era Roberto Alvim, antecessor de Regina Duarte que foi demitido após discurso no qual fez apologia ao nazimo.
A nomeação é um sinal claro de desgaste entre Regina e o presidente.Os dois tiveram uma longa negociação antes de a atriz aceitar o cargo. No último dia 28, o presidente lamentou o fato de a secretária estar em São Paulo, e não em Brasília, e disse que “ela tem dificuldade”. (CB)