(Francisco Araújo, novo secretário de saúde do governo do Distrito Federal)
O alagoano Francisco Araújo, presidente do Instituto de Gestão Estratégica em Saúde (Iges), que administra o Hospital de Base de Brasília e outras unidades de saúde, assumirá o cargo de Secretário de Saúde a convite do governador Ibaneis Rocha, após a demissão do ex-secretário Osnei Okumoto.
Como não é médico, Okumoto sempre teve questionada a sua aptidão para o cargo, mas o seu papel durante a crise do coronavírus acabou desgastando a relação com o governador.
No início da crise, Ibaneis foi obrigado a identificar um infectologista, Eduardo Hage, para assumir o comando as ações do governo contra o coronavírus, em razão da falta de aptidão do ex-secretário.
Osnei Okumoto, que sai da Saúde
No entanto, Osnei Okumoto sempre foi elogiado pelos conhecimentos e gestão no setor, com larga experiência como secretário nacional, no Ministério da Saúde. E pelo espírito bastante colaborativo.
Quando surgiu a primeira paciente de coronavírus, uma senhora de 52 anos de idade, Okumoto estava tão desinformado sobre o assunto que chegou a confirmar, com a autoridade de quem era i secretário, que a idade dela era 23 anos, confundindo autoridades e veículos de comunicação.
Além de administrar o Hospital de Base, o Iges presidido por Francisco Araújo também é responsável pela gestão do Hospital Regional de Santa Maria e seis unidades de pronto atendimento (UPAs).
(Diário do Poder)