Hran: hospital público do DF recebeu paciente com coronavírus após ela ser diagnosticada em uma unidade particular(foto: Thais Umbelino/CB/D.A Press)
O secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, classificou como “inadmissível” que pacientes infectados com o novo coronavírus e internados em hospitais particulares sejam transferidos para hospitais públicos. Um episódio desse tipo ocorreu em Brasília, com a primeira paciente diagnosticada com Covid-19 no Distrito Federal. “Nós não vamos aceitar e não vamos concordar que isso possa ser feito”, disse Gabbardo.
Quando determinou a transferência da paciente do Hospital Daher para o Hran, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou, em nota oficial, que acolheu a paciente por demanda do hospital particular. No documento, o hospital particular justifica o pedido argumentando que o isolamento “exige condições específicas que foram equacionadas pelo governo do Distrito Federal”.
Pequena melhora
A paciente continua internada no Hran. Segundo boletim da Secretaria de Saúde, ela apresentou uma pequena melhora desde domingo, mas segue em estado grave e respirando com ajuda de aparelhos. Ainda segundo a pasta, a infecção por Covid-19 foi agravada por uma doença crônica preexistente, ainda não detalhada. (CB)