Nesta quinta-feira (5), as polícias civis de 18 estados brasileiros e do Distrito Federal participam da Operação Marias para cumprimento de mandados de busca e apreensão, mandados de prisão de autores de violência doméstica e familiar contra a mulher e fiscalizações de medidas protetivas deferidas. O efetivo de mais de 2 mil policiais e 622 viaturas foram empregados na operação, de acordo com dados parciais.
A ação é uma iniciativa do Fórum Permanente de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil (ConCPC).Ressalta-se que devido à natureza do delito, que exige urgência no cumprimento, não há mandados represados, são mandados recebidos nos últimos dias pelas Polícias Civis do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre, Amapá, Pará, de Roraima, do Tocantins, da Bahia, do Ceará, Maranhão, da Paraíba, do Rio Grande do Norte, de Sergipe, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Espírito Santo, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro; além do Distrito Federal.
Até o momento, 178 pessoas foram presas, sendo 12 no AC, 17 no AP, dois na BA, nove no CE, 11 no DF, seis no ES, nove no MA, 32 em MG, 27 no MS, 16 no RJ, dois no RN, 21 no RS, seis em SE e oito em TO. Doze armas de fogo foram apreendidas, sendo uma em Minas Gerais, três no Rio de Janeiro e oito no Rio Grande do Sul. Quarenta e oito munições foram apreendidas, sendo uma na Bahia e o restante no RS.
Os dados finais da Operação Marias serão divulgados ao fim desta quinta-feira (5). (Dados parciais na tabela anexa)