As 34 pessoas repatriadas de Wuhan, na China, já chegaram aos apartamentos que vão ocupar durante a quarentena na Base Aérea de Anápolis (GO). No grupo, estão 23 brasileiros adultos, quatro cônjuges chineses e sete crianças.
Todos foram submetidos a exames médicos logo na chegada ao Brasil e, segundo o Ministério da Defesa, aparentam bom estado de saúde. A rotina de avaliações médicas se repetirá pelos próximos 18 dias, três vezes ao dia.
A bebê Isabela, de 1 ano e meio, vai ficar com a mãe, Hui Zhang, que é chinesa, pelos próximos dias, enquanto o pai brasileiro, Luís Pablo Lassale, aguarda a volta delas para casa.
As duas tinham viajado à China para que a família da mãe conhecesse a menina. No retorno para o Brasil, em 25 de janeiro, o aeroporto foi fechado em meio à epidemia de coronavírus.
O voo de volta durou mais de 60 horas, com escalas em Ürumqi (China), Varsóvia (Polônia), Gran Canária (Espanha) e Fortaleza (CE). O pouso das duas aeronaves da FAB foi pouco depois das 6h.
Os passageiros usaram máscaras durante o voo, que transcorreu sem problemas. Militares estavam preparados para o caso de algum passageiro desenvolver sintomas da infecção pelo coronavírus na viagem, o que não ocorreu.