Duas pessoas da mesma família tiveram resultado positivo para o novo coronavírus após exames feitos na Inglaterra, os primeiros casos no Reino Unido, segundo confirmou nesta sexta-feira (31) o assessor médico do governo britânico, Chris Whitty.
Em comunicado, Whitty informou que ambos os pacientes, que ainda não tiveram a localização divulgada, “estão recebendo cuidados especializados dos serviços de saúde”. Segundo o assessor, estão sendo empregados “procedimentos de controle de infecções para prevenir que o vírus se propague”.
Repatriação de britânicos
Em meio à epidemia do coronavírus na China, um avião fretado pelo Reino Unido aterrissará nesta sexta-feira, por volta das 13h (hora local; 10h em Brasília) na base militar de Brize Norton, em Oxfordshire (nos arredores de Londres) com 200 passageiros, sendo 150 britânicos e outros 50 estrangeiros, que estavam em Wuhan, onde ocorreu o surto.
“O NHS (serviço de saúde pública britânico) está extremamente bem preparado e acostumado a gerir infecções, e já estamos trabalhando rapidamente para identificar qualquer contato que os pacientes tenham tido para que (o vírus) não se propague”, afirmou o assessor médico.
De acordo com Whitty, os serviços médicos do país se prepararam para enfrentar possíveis casos de coronavírus no Reino Unido e contam com “fortes medidas de controle de infecção para responder de maneira imediata”.
“Continuaremos trabalhando com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e com a comunidade internacional enquanto o surto continua ocorrendo na China para garantir que estamos preparados para qualquer tipo de eventualidade”, explicou.
A OMS declarou nesta quinta-feira uma emergência internacional devido à presença do novo coronavírus em quase 20 países e por medo de que a epidemia chegue a países com sistemas de saúde incapazes de deter a rápida infecção.
R7