Maria José Rocha Lima
O Projeto Curta Maria, da Casa da Educação Anísio Teixeira, alcançará 1.000 estudantes do Distrito Federal, com a realização da 12ª Jornada para a produção de vídeos sobre a Lei Maria da Penha – Por um mundo sem violência contra mulheres e meninas.
A 12ª jornada será realizada no dia 25 de novembro – Dia Internacional de Luta contra a Violência sobre a Mulher, instituído pela ONU. No Projeto Curta Maria, tudo começou em 2016, no Centro Educacional 02 de Sobradinho. A primeira jornada foi um sucesso e por isso estaremos realizando a sua 12ª edição. O projeto tanto prosperou que foi para as páginas do Banco Mundial, foi laureado como uma das boas práticas pela Casa da Mulher Brasileira, em 2016, e apresentado nos Estados Unidos pelo “Jovem Embaixador” Marcelo Júnior.
Em 2017, o Curta Maria abriu os 16 dias de Ativismo da ONU. A sua segunda edição foi apoiada pela Fundação Banco do Brasil, figurando nas páginas daquela prestigiada instituição. Nas suas várias edições, o Projeto Curta Maria foi matéria nos principais jornais, telejornais e programas radiofônicos do Distrito Federal.
O Projeto foi idealizado por mim, enquanto Presidente da Casa da Educação Anísio Teixeira, inspirada na 2ª edição do Concurso de Curta Documentário sobre a Lei Maria da Penha 2013, promovido pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados e pela Procuradoria da Mulher do Senado Federal, em parceria com o Banco Mundial.
Os autores dos cinco vídeos premiados nacionalmente foram convidados a Brasília para dar oficinas para 100 (cem) jovens do CED 02- Sobradinho. Desde 2016, as jornadas realizadas pela Casa da Educação Anísio Teixeira vêm contando com parcerias variáveis da Administração Regional de Sobradinho, com as Coordenações Regionais de Ensino de Sobradinho e do Núcleo Bandeirante, com os Centros Educacionais 02 de Sobradinho, CED 02 e CED 04; CEF 04 da Candangolândia, no qual foram realizadas duas jornadas; Park Way, Riacho Fundo I e Riacho Fundo II, Guarda Mirim de Águas Lindas, na Escola Darcy Ribeiro; CEF 14 de Taguatinga, e uma edição especial na Semiliberdade Feminina do Guará.
As Jornadas contaram com os imprescindíveis apoios da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Psicanálise – ABEPP -, Polícia Civil do Distrito Federal, do TJDFT, Casa da Mulher Brasileira e Corrente do Bem – movimento pela recuperação de valores éticos e morais -, Supermercado Dona de Casa, que ofereceu valiosos prêmios, e doação de amigos e professores. Nessa 12ª jornada contaremos com uma nova parceria: Organização Internacional das Soroptimistas, Clube do Sudoeste/DF. A escolha de ministradores de oficinas entre os jovens vencedores tem rendido bons frutos: além do prazer de aprender mais sobre a Lei Maria da Penha e manipular tecnologias inovadoras, esses jovens têm vivido um protagonismo extraordinário.
No Distrito Federal, vários desses estudantes conquistaram vagas de primeiro emprego e postos em diretórios estudantis, graças às suas participações no Projeto Curta Maria.
Maria José Rocha Lima é mestre e doutoranda em educação. Foi Deputada Estadual da Bahia de 1991 a 1999. Fundadora da Casa da Educação Anísio Teixeira.