O secretário de Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, Henrique Meirelles, disse nesta segunda-feira (14) que a solução para a questão tributária no Brasil passa pela unificação dos impostos estaduais e municipais. Para ele, o ICMS e o ISS poderiam ser unificados no Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).
“Com a unificação desses impostos, se colocaria fim na discussão sobre o que é serviços e o que é bens”, afirmou, acrescentando que o discernimento se tornou muito complexo depois do avanço da tecnologia.
Meirelles, que já foi ministro de Estado no governo Michel Temer, comandando a pasta da Fazenda, citou como exemplo o Facebook, que suscita discussões sobre se o que a empresa vende são bens ou serviços.
O secretário disse ainda esperar que o governo federal também unifique seus impostos. Nesta segunda, ele participou de almoço-debate do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), em São Paulo.
Meirelles demonstrou otimismo em relação à aprovação da reforma tributária e, entre os vários fatores favoráveis, segundo ele, está a unanimidade dos Estados, pela primeira vez em 30 anos, em torno de uma reforma.
*Com informações do Estadão Conteúdo