Em um minuto, a luz percorre 18 milhões de km. Mas não num laboratório da Universidade Técnica de Darmstadt, na Alemanha. Lá, cientistas desenvolveram uma técnica que permite parar a luz por 1 minuto.
Para conseguir o feito, o professor Thomas Halfmann, Christian Hubrich e o aluno de PhD Georg Heinze, usaram um cristal opaco especial que, ao ser atingido por um laser, sofre uma reação quântica e torna-se transparente. Depois da reação, miraram um segundo feixe de luz no cristal e então desligaram o laser que o fazia ficar transparente, tornando o cristal opaco novamente e “prendendo” a luz lá dentro por um minuto.
O mais perto que já tinham chegado disso era paralisar a velocidade da luz por 16 segundos, num experimento usando átomos frios, no início de 2013.
Halfmann, Bubrich e Heinze esperam aumentar esse tempo com cristais novos já que utilizaram os que tinham quase até seu limite físico. A experiência pode ajudar em estudos como o armazenamento de dados em forma de luz e a aceleração da luz acima da sua velocidade “máxima”.