A Seleção Brasileira entra em campo nesta segunda-feira (2/7) para enfrentar o México pelas oitavas de final da Copa do Mundo 2018, às 11h. E, com o decreto do Governo do Distrito Federal (GDF) de não haver expediente nos órgãos da administração local, muitos serviços só voltarão a funcionar na terça (3). Confira o que abre e os estabelecimentos fechados.
Apesar de não haver expediente nos órgãos públicos, a maioria das empresas privadas funcionará após as 13h, horário previsto para o fim da partida caso as seleções decidam a disputa no tempo normal. Por isso, o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) anunciou que todas as faixa exclusivas da W3 Sul, da W3 Norte e do Setor Policial Sul estarão liberadas. A intenção é minimizar os grandes congestionamentos.
A Secretaria de Saúde informou que unidades de serviço contínuo, como os hospitais, funcionarão normalmente. No caso de pacientes com procedimentos agendados, a pasta informou que eles serão remarcados.
De acordo com a Secretaria de Educação, as direções das escolas e creches do DF terão liberdade para definir se haverá ou não aula. A pasta informou que, caso não haja expediente, as unidades educacionais terão de repor as aulas a fim de atingir os 200 dias letivos obrigatórios do currículo escolar.
A comunicação da Polícia Civil informou que as delegacias pelo Distrito Federal funcionarão em esquema de plantão. Apenas a centrais de flagrantes permanecerão com as atividades normais, durante 24 horas.
No Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT) e no Ministério Público do DF e dos Territórios (MPDFT), o expediente será das 15h às 19h.
Comércio
As lojas dos shoppings do DF abrirão às 10h e fecharão meia hora depois de encerrada a partida, conforme acordo coletivo. Praças de alimentação e cinemas têm previsão de funcionamento a partir das 14h. Ainda assim, será facultativo para todos os segmentos mantê-las abertas ao longo do jogo.
O comércio de rua também terá horário de intervalo, das 10h30 às 13h30, para que os funcionários possam acompanhar a disputa entre Brasil e México.
Principais pontos de encontro dos brasilienses durante os jogos da Copa do Mundo, bares e restaurantes permanecerão abertos durante toda a partida. Supermercados e farmácias terão funcionamento facultativo.
Confira os demais serviços:
Bancos – Funcionarão das 10h às 10h30 e das 14h às 16h.
Metrô – Funcionará normalmente, das 6h às 23h.
Ônibus – Não há informações sobre alteração na oferta desse transporte.
Parque Nacional de Brasília Água Mineral – Funcionará normalmente, das 10h às 16h.
Hemocentro – Não terá expediente.