Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, as pancadas voltarão aos poucos, a partir desta semana, em áreas isoladas
A previsão, segundo o órgão, é de registros de pancadas isoladas e chuviscos. A ocorrência de precipitações mais intensas, com rajadas de ventos, no entanto, só deve voltar na segunda quinzena de outubro para frente.
O meteorologista Mamede Luiz Melo explicou que mesmo que as pancadas ocorram, não significa que a estação de chuva chegou para ficar.“A tendência é que as primeiras pancadas sejam isoladas. Mesmo assim, não descartamos que chova um pouco mais forte, também. O retorno do período chuvoso aguardado com ansiedade pelos brasilienses só deve ocorrer mais para frente. Até lá, o céu permanece de parcialmente nublado a nublado, com névoa seca e possibilidade de chuva em áreas isoladas”, afirmou o especialista.
Apesar dos quatro meses de estiagem, este não é o recorde da seca no Distrito Federal. O maior período sem chuvas já registrado na capital foi em 1963, com 164 dias. Nos últimos anos, a maior seca registrada foi em 2010, com 130 dias sem precipitações.
As temperaturas ao longo da semana devem ficar entre 15ºC e 30ºC nas horas mais quentes do dia. A umidade relativa do ar vai variar entre 20% e 65%.